Descolonização da Guiana em pauta no município de Saint-Georges
Movimento na Guiana Francesa discute a descolonização de seu território e se organiza para denunciar a França em esfera internacional
Na tarde dessa sexta-feira (2) o Deputado Jean-Victor Castor, do Movimento de Descolonização e de Emancipação Social, da Guyane, se reuniu com lideranças do Município de St-Georges, fronteira com o Município de Oiapoque-Amapá.
Ele tornou-se o primeiro deputado do Movimento pela Descolonização e Emancipação Social, fundado em 1991. - G. Guitteau, ele teve apoio da A associação Les frères de la frontières e os simpatizantes de Jean-Victor CASTOR e sua substituta Eline GRAND ÉMILE estão cientes que: considerando os grandes desafios da evolução estatutária para a Guiana, considerando o equilíbrio de poder a ser instalado com dignidade com o Estado, dada a urgência de lutar contra o empobrecimento da sociedade guianense, dada a urgência de estabelecer discussões com nossos vizinhos regionais para melhor situar a Guiana em seu ambiente geopolítico como cooperação, apenas Jean -Victor CASTOR apresenta as qualidades, a vontade, o carisma e a experiência política para realizar os destinos da Guiana nos próximos 5 anos. Foi com esse discurso que o levou ao cargo de deputado na Guiana.
Na reunião dessa tarde um dos assuntos nesse primeiro encontro foi sobre a cooperação Guyane -Amapá, e da melhoria de vida na fronteira segundo "nossa realidade sul-americano", disse Edmard Elfort. Um dos objetivos do Deputado é de denunciar a França em nível internacional, sobre o tratamento colonialista e a falta de respeito dos Direitos Humanos.
O viajante
Qual é a sua reação?