A Inspiração de André: Fé, Coragem e Tesoura na Mão

Antes de ser barbeiro, André vendia lanches.

Apr 21, 2025 - 10:51
 0  18
A Inspiração de André: Fé, Coragem e Tesoura na Mão
João Ataíde

André tem 25 anos e é estudante de Técnico em Enfermagem. Sua trajetória é marcada por superação e fé. Há cerca de dois anos, ele decidiu abrir seu próprio negócio para ajudar no sustento da casa, especialmente após seu pai sofrer um AVC. Com coragem, transformou o pátio da própria casa, no bairro Vila Nova, na rua Juscelino Kubitschek (acesso ao Beiradão), em uma barbearia.

 

Antes de ser barbeiro, André vendia lanches. Curiosamente, o local onde funciona hoje sua barbearia pertenceu a um tio já falecido. Ele enxergou ali uma oportunidade e, com sabedoria, deu início a um novo capítulo de sua vida.

 

Com bom humor e uma abordagem acolhedora, ele pergunta aos clientes: “Vai ser corte pra namoro ou pra trabalho?”, adaptando cada estilo ao gosto do freguês. Sua fé como evangélico e a habilidade de fazer amizades têm sido fundamentais para o crescimento da clientela.

A história de como André começou a cortar cabelo é bastante interessante e carrega muito de família e empreendedorismo. Tudo começou quando ele ainda era garoto. Seu irmão, Raimundo, já era um barbeiro consolidado, com muitos clientes em sua barbearia. Certo dia, Raimundo jogou fora uma máquina de cortar cabelo sem os pentes, e André, curioso, resolveu aproveitá-la.

Ele começou a "dar um grau" no cabelo dos primos e amigos da vizinhança, mesmo sem ter técnica nenhuma. Às vezes acertava, outras vezes... nem tanto. Em uma dessas, ele "pirocou" o cabelo de um primo, que acabou indo parar nas mãos de Raimundo, levado pela própria mãe revoltada com o estrago.

Foi nesse momento que Raimundo percebeu o interesse do irmão e resolveu ensiná-lo os primeiros passos da barbearia. Mais do que isso: foi ele quem presenteou André com sua primeira cadeira de barbeiro. Desde então, André seguiu o caminho com dedicação e segue construindo sua própria trajetória.

Uma história que mostra como talento, incentivo e laços familiares podem dar início a uma jornada de sucesso.

Hoje, (dia 19\04\25) ao chegar na cidade à procura de um corte de cabelo, fui guiado até sua barbearia. No momento exato em que cheguei, tocava um louvor com a letra: “Foi Deus que te mandou aqui.” Coincidência ou propósito? André acredita que ninguém sabe os planos de Deus, mas se o dom que ele carrega puder alimentar sua clientela e fortalecer essa corrente de fé e esforço, então a profecia será cumprida.

 

Por João Ataíde o Viajante

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.