Uma breve história da Guarda Territorial

77 ANOS DE HISTÓRIA

Uma breve história da Guarda Territorial
Fotos: Blog Porta-Retrato, acervo de João Lázaro Silva
Uma breve história da Guarda Territorial
Uma breve história da Guarda Territorial
Uma breve história da Guarda Territorial

Quando da criação do Território Federal do Amapá em 13 de setembro de 1943, pelo Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, o governador, nomeado por este chefe de estado, capitão Janary Gentil Nunes, foi autorizado a prover o aparato de segurança do recém-criado território. Foi criada assim a “briosa” Guarda Territorial, em 17 de fevereiro de 1944, através do Decreto Lei nº 08 do Governo Territorial do Amapá.

 

A GUARDA MULTITAREFA

 

A Guarda Territorial se destacava não só pela segurança pública, mas por fazer também um pouco de tudo, auxiliando o governo local na prestação de determinados serviços básicos de atendimento à população e que vão além da missão de policiamento tais como: carpintaria, marcenaria, manutenção e pinturas de prédios públicos, sapataria, alfaiataria e até mesmo organização de sepultamentos.

 

O QUARTEL-GENERAL DA GUARDA TERRITORIAL

 

A sede da Guarda Territorial era a Fortaleza de São José de Macapá, que serviu de quartel a essa instituição durante 32 anos.

Em 1945, sete meses após a criação desta força de segurança pública, foi realizado o primeiro desfile cívico de 7 e 13 de setembro no interior desse monumento histórico, quando foi comemorado o segundo ano de criação do Território do Amapá. Um dos atrativos do desfile foi a Banda da Guarda Territorial, apelidada carinhosamente de “Furiosa”.

 

OS BRAVOS GUARDAS TERRITORIAIS FICARAM NA LEMBRANÇA

 

Os integrantes, heróis dos primórdios da segurança pública do recém-criado território, muitos já falecidos, que compuseram o efetivo, até os dias de hoje, sobrevivem em histórias contadas em rodas de amigos e ex-integrantes, reverberando como “lendas” no imaginário da população, que até hoje conta seus feitos através dos seus atuais “guardas”, como os policiais militares carinhosamente, até os dias de hoje, gostam de ser chamados. Estes homens deram tudo de si e serão sempre lembrados com carinho pelos relevantes serviços prestados.

 

A TRANSFORMAÇÃO DA GUARDA TERRITORIAL EM POLÍCIA MILITAR

 

Em 26 de novembro de 1975, a briosa Guarda Territorial ascende ao status de Polícia Militar por meio da Lei nº 6.270, promulgada pelo Presidente da República Ernesto Geisel, com a finalidade primordial de manutenção da ordem pública, embasada nos fundamentos de disciplina e hierarquia.

 

Devemos sempre lembrar que a briosa Guarda Territorial foi o embrião da valorosa Polícia Militar do Amapá dos dias atuais.

 

O aniversário da Polícia Militar do Amapá foi mudado para o dia 17 de fevereiro, data de criação da Guarda Territorial, para salvaguarda da memória dessa instituição e representa também um resgate à sua história.

 

Por: Wanke Do Carmo, historiador e colaborador do Instituto Memorial Amapá

Fotos: Blog Porta-Retrato, acervo de João Lázaro Silva

Fonte: Polícia Milita do Amapá

LIMA, Fábio Luiz da Silva de; PEREIRA, Leandro da Cruz. Territórios, sujeitos e força policial: pontos sobre a história da Polícia Militar do Amapá (1973 - 1977). Belém: IESP, 2014.