Detalhes em alta definição: a magia da recepção de sinal HD e ultra HD pela nova parabólica digital
O equipamento proporciona uma imagem mais nítida e realista, livre de interferências.
O equipamento proporciona uma imagem mais nítida e realista, livre de interferências Quem comprou uma TV nos últimos dez anos tem acesso a pelo menos uma das tecnologias mais recentes quando o assunto é qualidade de imagem: alta definição (HD) ou ultra alta definição (ultra HD).
No entanto, usuários da parabólica tradicional, aquela grande, que lembra um guarda-chuva invertido, acabam não aproveitando a função, já que o equipamento transmite apenas sinal analógico. A boa notícia é que com a nova parabólica digital é possível assistir à programação televisiva com o máximo de qualidade. As transmissões de televisão em HD oferecem qualidade de imagem superior àquela das transmissões analógicas tradicionais. Isso significa uma resolução mais alta, cores mais vibrantes e imagem mais nítida. Já as transmissões em ultra HD elevam ainda mais a qualidade, oferecendo resolução quatro vezes maior que a do HD, resultando em imagens ainda mais detalhadas e realistas. A resolução oferecida pela nova parabólica digital vai depender de dois fatores: o primeiro é o modelo de TV do usuário, se possui tecnologia HD, o segundo é a qualidade disponibilizada pela emissora de TV.
Mesmo em televisores mais antigos, de tubo, por exemplo, a qualidade de imagem costuma ser muito superior, pois está livre de interferências e chiados comuns na parabólica tradicional. Carmen Lúcia , percebeu a diferença quando substituiu a parabólica tradicional pela nova parabólica digital. “Já tínhamos a TV digital, mas a parabólica, por ser antiga, travava bastante. A autônoma trocou tudo, até o cabeamento. A televisão parou de travar e a qualidade da imagem melhorou muito.” Atualização é necessária Assim como a família de Carmen, os brasileiros que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV precisam fazer a atualização do equipamento. Além de proporcionar uma melhor experiência, a substituição é necessária porque, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a troca, pode ficar sem sinal de TV. Famílias de menor renda, inscritas em programas sociais do governo federal e que possuem parabólica tradicional em funcionamento, têm direito à instalação gratuita do novo equipamento. Para saber se o benefício já está disponível para a sua cidade e se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.
A instalação é realizada pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais. O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, alerta para que usuários de parabólica tradicional façam a substituição da antena o mais rápido possível, para evitar que fiquem sem o sinal de TV. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som e programação regional. E o sinal vai continuar sendo gratuito, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
Qual é a sua reação?