JACOB DESVARIEUX, KASSAV E ZOUK PARA A ETERNIDADE
Por Benoit e João Ataíde
Jacob é um mestiço de Guadalupe, nasceu em Paris os pais da região de Paris um guitarrista imortalizado por ter sido um dos inventores do zouk com a marca da voz na banda Kassav que teve como Criador Pierres Édouard Decimus.
Kassav original: Jacob Desvarieux, Patrick St Eloi, Jean Philippe, Jean Claude Nemero, Georges Decimus, Jocelyne Beroard, juntos criaram um movimento nos anos 60 e 70 fundindo cadências caribenhas. Uma junção de jaz e músicas tradicionais creolas. Kassav significa tapioca, beiju de tapioca na língua indígena.
Uma mistura adaptada de ritmos que foi marcante para geração atual da música caribenha. O Zouk nasceu da junção dos ritmos de Martinica, Guadalupe, Suriname, Guiana Francesa. Um compasso binário com atabaque e instrumentos de bambus. Conseguiram fazer do zouk um som comercial, pois antes tinham outros ritmos crioulos que todo tem um pedaço. Kassav é o único grupo creolo conhecido no mundo todo.
Eles tocam o zouk raiz sendo que o zouk Love já é uma variação.
O zouk original cantada na linguagem creola o e o zouk Love é na sua maioria no idioma Francês. Uma particularidade do grupo à música popular de identidade creola difundido nos anos 80 até hoje são cantadas na língua creola, onde todos os componentes são de identidade africana.
Kassav é uma referência com suing particular, onde não se repete o som tem a musicalidade única. O Kassav não canta em francês eles cantam em creolo, ajudaram a difundir não só a música, mas a cultura se tornaram representantes legítimos da identidade, ajudaram a difundir a cultura do universo creolo. Uma referência musical. A musicalidade atravessou a fronteira e invadiu o Brasil pelo Amapá, pois a própria guitarrada se assemelha ao que vem das guianas.
A identidade do Jacob Desvarieux ao kassav é a voz um timbre incomparável baixo e roca ver o show de kassav não tem comparação, uma coisa da pesada com vários discos de ouros pelo mundo, considerados deuses do Zouk. O nome Kassav vem dos povos indígenas creolo dos povos que andam no platô das guianas.
Nas antilhas os nomes das bandas são na sua maioria nomes indígenas: Zouk la se sel medikaman nou ni = ou zouk e único remédio que nós temos
Madiana = Martinica, Madinina: Zouk lá se sel medikaman nou ni que se traduz para o português - o zouk é o único remédio que nós temos. Essa música muito conhecida retrata um pouco da vivência do negro longe de casa que com saudade diz: o zouk é o único remédio que nós temos.
Jacob Desvarieux deixa um legado inigualável e uma lacuna a ser preenchida na banda Cassav.
Por Benoit e João Ataíde
Qual é a sua reação?