IMIGRAÇÃO | Operação “AIMARA” intensifica controle migratório na fronteira do Oyapock

616 pessoas foram abordadas e submetidas a controle durante o período da operação. Como resultado

Jan 13, 2026 - 19:23
 0  3
IMIGRAÇÃO | Operação “AIMARA” intensifica controle migratório na fronteira do Oyapock
Rede Social
Entre os dias 5 e 11 de janeiro de 2026, a cidade de Saint-Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa, foi palco de uma ampla ação de fiscalização migratória com a revisão da operação “AIMARA”, coordenada pela Polícia de Fronteira.
A operação mobilizou mais de 65 agentes das forças de segurança, reunindo policiais, gendarmes e agentes aduaneiros, em uma atuação conjunta considerada estratégica para o controle da região fronteiriça.
As ações ocorreram tanto no rio Oyapock, principal via natural de circulação entre o Brasil e a Guiana Francesa, quanto nos eixos rodoviários, ampliando o alcance da fiscalização.
De acordo com o balanço divulgado, 616 pessoas foram abordadas e submetidas a controle durante o período da operação. Como resultado, sete pessoas em situação migratória irregular foram detidas, reforçando o objetivo central da AIMARA: controlar e regular os fluxos migratórios em uma das fronteiras mais sensíveis do Platô das Guianas.
A região do Oyapock, que liga Oiapoque (Brasil) a Saint-Georges, é historicamente marcada por intensa circulação de pessoas, seja por motivos econômicos, familiares ou culturais. Operações como a AIMARA evidenciam a atenção permanente das autoridades francesas sobre a dinâmica migratória local e os desafios de gestão em uma fronteira viva e multicultural.
O tema da imigração segue sendo um ponto central no debate regional, especialmente para as populações que vivem e dependem da integração cotidiana entre os dois lados do rio.
Portal O Viajante

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.