Versão francesa da História relatório do comandante das tropas na Guiana Francesa baseada na narrativa de marines que participaram da ação em 15 de maio de 1895
Então qual a verdade?
Para não demonstrar suspeita, o Bengali ancorou cerca de 500 metros antes de chegar ao vilarejo, permanecendo com o comandante a bordo e alguns marinheiros.
Uma comitiva chefiada pelo capitão Lunier com uma dúzia de soldados da infantaria naval e mais 60 marines seguiu em canoas até Amapá. Estes últimos desembarcaram antes, na altura onde se localiza o cemitério, e como mostra o mapa seguiram a trilha que contorna a vila para surpreenderem os habitantes pelo costado.
Lunier desembarcou pelo cais, principal assinalado como ponto D; estava convencido de que não apresentando todo seu aparato militar dissuadiria os habitantes da vila de uma resistência, podendo chegar mais facilmente ao encontro de Cabral.
Contudo, a casa onde deveria estar Trajano encontrava-se deserta, nenhuma alma se fazia viva e um "silêncio sepulcral" reinava em todo o vilarejo. Lunier, então, seguiu com seus doze homens pelo caminho da beira-rio até pouco antes de chegar à igreja, de onde teria sido interpelado por Cabral e seu bando.
Todo o planejamento efetuado perdeu quando a vantagem da surpresa mudou de lado. Em certo momento, do nada, desembestou um forte tiroteio de ambos os lados em disputa que prosseguiu durante mais de duas horas. O confronto teria se iniciado no ponto A e, enquanto a armada francesa retornava para seu posto de desembarque Cabral seguia com seu grupo para a mata atrás da igreja. Ao final, o trágico resultado imprevisto.
O tenente Lunier estava morto, algumas dezenas de moradores brasileiros e de soldados franceses também, além de um grande número de civis e militares feridos. Cabral escapou da prisão e fugiu para o manguezal. Nesse momento tenso da história a versão dos acontecimentos sucedidos muda conforme o lado que faz a narrativa.
Fonte - Tribunal de 1è Instance de Caiena, ano 1895. parquet 369, cabinet de instructions 40.
Aproveitando para destacar quem acredita em nosso trabalho, destaco nossos patrocinadores: Loja Luaana Sapatos e CIA, lugar onde você encontra de tudo um pouco, visite loja vitual www.lusapatosecia.com.br
Farmácia Popular de Amapá, tudo em medicação para sua saúde.
Qual é a sua reação?