Versão francesa da História relatório do comandante das tropas na Guiana Francesa baseada na narrativa de marines que participaram da ação em 15 de maio de 1895

Então qual a verdade?

Versão francesa da História relatório do comandante das tropas na Guiana Francesa baseada na narrativa de marines que participaram da ação em 15 de maio de 1895
SG DFC Supplément Guyane. CAOM.

Para não demonstrar suspeita, o Bengali ancorou cerca de 500 metros antes de chegar ao vilarejo, permanecendo com o comandante a bordo e alguns marinheiros.

Uma comitiva chefiada pelo capitão Lunier com uma dúzia de soldados da infantaria naval e mais 60 marines seguiu em canoas até Amapá. Estes últimos desembarcaram antes, na altura onde se localiza o cemitério, e como mostra o mapa seguiram a trilha que contorna a vila para surpreenderem os habitantes pelo costado.

Lunier desembarcou pelo cais, principal assinalado como ponto D; estava convencido de que não apresentando todo seu aparato militar dissuadiria os habitantes da vila de uma resistência, podendo chegar mais facilmente ao encontro de Cabral.

Contudo, a casa onde deveria estar Trajano encontrava-se deserta, nenhuma alma se fazia viva e um "silêncio sepulcral" reinava em todo o vilarejo. Lunier, então, seguiu com seus doze homens pelo caminho da beira-rio até pouco antes de chegar à igreja, de onde teria sido interpelado por Cabral e seu bando.

Todo o planejamento efetuado perdeu quando a vantagem da surpresa mudou de lado. Em certo momento, do nada, desembestou um forte tiroteio de ambos os lados em disputa que prosseguiu durante mais de duas horas. O confronto teria se iniciado no ponto A e, enquanto a armada francesa retornava para seu posto de desembarque Cabral seguia com seu grupo para a mata atrás da igreja. Ao final, o trágico resultado imprevisto.

O tenente Lunier estava morto, algumas dezenas de moradores brasileiros e de soldados franceses também, além de um grande número de civis e militares feridos. Cabral escapou da prisão e fugiu para o manguezal. Nesse momento tenso da história a versão dos acontecimentos sucedidos muda conforme o lado que faz a narrativa.

Fonte - Tribunal de 1è Instance de Caiena, ano 1895. parquet 369, cabinet de instructions 40.

Aproveitando para destacar quem acredita em nosso trabalho, destaco nossos patrocinadores:  Loja Luaana Sapatos e CIA, lugar onde  você encontra de tudo um pouco, visite loja vitual www.lusapatosecia.com.br 

Farmácia Popular de Amapá, tudo em medicação para sua saúde.