ENFIM CHEGOU A LIBERDADE E AGORA?
Um dia seguinte a abolição permanece até os dias de hoje.
O dia seguinte à assinatura da Lei 3353 de 1888, de 13 de maio, a conhecida Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888.
A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país. resumia dar-se por liberto o negro no Brasil. Não existiu uma preparação ou qualquer forma de compensação por 300 anos de escravidão, ao contrario, foram jogados numa cidade que por conta de não terem outra opção ou qualificação conheceram a lei da vadiagem, mudaram da senzala para conhecer a prisão.
"Ou seja, os negros foram úteis ao país apenas como escravos. A liberdade nesse caso foi uma forma institucionalizada de demonstrar o desprezo e nos tornar uma população sem acesso a direitos básicos de cidadania". (Coletivo Negro do MTST).
Diz aí, se houve ou não um desequilíbrio social?
Restaram as favelas, baixadas e guetos de cada cidade, o relento, a exclusão a escravidão social. Há 133 anos, o Brasil tem uma dívida social de um mal que nunca foi reparado, a cidade foi cada vez ficando distante onde se criou uma redoma sustentada pelo racismo institucional, os olhares, as portas fechadas, o desemprego.
Existem as exceções, esses Frantz Fanon Pele Negra, Máscaras Brancas explica muito bem, nada justifica a bandidagem isso é fato, mas um país que não se preparou para um momento de liberdade aos negros escravizados paga a conta em combate à violência, construção de presídios, pois quando assisto um confronto entre “bandidos” e policiais, vejo muito mais uma “faxina” para esconder a poeira da história e nada justifica tanta violência.
E se fosse dado condições de moradia, escola, saúde e trabalho?
Um dia depois da abolição vivemos até hoje.
O VIAJANTE
Qual é a sua reação?