TREMOR DE TERRA NO PARÁ
Um tremor de terra de magnitude 4.3 assustou os moradores do município de Breves.
Um tremor de terra de magnitude 4.3 assustou os moradores do município de Breves, na região Marajó, no Pará, na tarde desta sexta-feira (14).
As estações da Rede Sismográfica brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico - LabSis e pelo Centro de Sismologia - USP, registraram o evento que ocorreu às 15h44. Moradores do município de Anajás também relataram ter sentido o abalo sísmico de magnitude considerada mediana.
Até o momento, não há relatos de danos materiais. Conforme explicou o chefe do Observatório Sismológico - UnB, Marcelo Rocha, mais de 20 estações da RSBR captaram o evento: "Essa é uma magnitude considerada moderada para os padrões brasileiros. No momento, não é possível informar nenhum dado adicional sobre as causas deste evento, mas, em geral, os tremores que acontecem no Brasil estão relacionados à reativação de falhas geológicas ou criação de novas falhas devido aos esforços compressivos ao qual o interior da placa Sul-Americana está submetido."
O evento desta sexta-feira foi o segundo tremor registrado pela RSBR no estado do Pará em 2021. O primeiro sismo do ano ocorreu em Curionópolis, no dia 7 de abril, e teve magnitude calculada.
Gerson Salles ICDAM Amazônia
Qual é a sua reação?