Municipio de Amapá conquista destaque no 8º Festival Cantando Marabaixo nas Escolas

Jun 23, 2026 - 05:01
Jun 23, 2026 - 05:02
 0  16
Municipio de  Amapá conquista destaque no 8º Festival Cantando Marabaixo nas Escolas
Gabriel Penha

O município de Amapá foi um dos grandes destaques da 8ª edição do Festival Cantando Marabaixo nas Escolas, realizada na histórica vila de Mazagão Velho. Representado pelas escolas Vidal de Negreiros e Maria Esmeralda Martins de Moura, o município conquistou o segundo e o terceiro lugar, reafirmando a força da educação aliada à valorização da cultura afro-amapaense.


Idealizado pela organização Nação Marabaixeira, o Festival Cantando Marabaixo nas Escolas tem se consolidado como uma das mais importantes iniciativas de implementação da Lei nº 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Por meio do marabaixo, o projeto promove o fortalecimento da identidade cultural, da consciência racial e do pertencimento entre os estudantes.


Ao longo dos anos, o festival tem contado com parcerias institucionais e recursos obtidos por meio de editais culturais. Mesmo funcionando com recursos limitados, o projeto demonstra resultados expressivos e merece investimentos cada vez maiores para ampliar seu alcance e impacto social.
Nesta edição, 12 escolas dos municípios de Calçoene, Porto Grande, Amapá, Macapá e Itaubal apresentaram no palco suas produções artísticas, fruto de um trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano. Mais do que apresentações culturais, os projetos representam experiências educativas que fortalecem a permanência dos estudantes na escola e contribuem para a construção de uma educação antirracista.


Na disputa, decidida por décimos e marcada por empates, a Escola Vidal de Negreiros conquistou novamente o segundo lugar com uma emocionante homenagem à Tia Chiquinha. Já a Escola Maria Esmeralda Martins de Moura alcançou, pela primeira vez em três anos de participação, o terceiro lugar com a apresentação em homenagem ao "Peixeiro do Norte", demonstrando o crescimento e a dedicação de sua equipe e estudantes.


A conquista das duas escolas é motivo de orgulho para todo o município de Amapá, que mais uma vez mostrou seu compromisso com a valorização da cultura, da educação e das tradições do povo amapaense.
Parabéns às escolas, professores, estudantes, coordenadores e a todos que contribuíram para esse importante resultado.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.