A bandeira do município de Amapá, tem sua simbologia que remete a história de luta pela posse da terra, conforme LEI N. 065/89-PMA, de 3 de novembro de 1989, na gestão do Prefeito José Belizio Dias Ramos, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos municipais.
A Bandeira Municipal está representada por um retângulo dividido em três partes, cada uma delas representadas por uma faixa vertical nas cores: Vermelha, Amarela e Verde.
Na faixa verde representando nossas matas.
a) Uma enxada, ferramenta típica de nossos plantadores de mandioca que hoje se faz presente com destaque na economia do Município;
b) Um timão representando nossos pescadores que com seus sacrifício e coragem fazem do pescador outro destaque econômico do Município;
c) Uma espada, símbolo do heroísmo de civismo de Cabralzinho.
Na parte central do timão há uma circunferência vermelha envolta por um anel branco e uma ave branca no centro da circunferência.
Vermelha - ardor de brasilidade da humilde gente do município de Amapá, na defesa do solo pátrio, bem como o sentimento pelo sangue derramado pela mesma terra, chama ardente da esperança que existe em cada amapaense.
Amarelo - simboliza o sol, fonte de energia que com seus raios garante a vida do município de Amapá, onde se acha a inscrição Amapá.
Faz parte também o branco- simbolizando a paz e a deliberada vocação de um povo pela vida em harmonia de seus vizinhos e o poder legalmente constituído, simboliza também a Santíssima Trindade.
O Brasão municipal está constituído de um retângulo adicionado a arcos ogivais, com as cores na mesma disposição da Bandeira Municipal e na mesma descrição, adicionada a inscrição municipal na faixa vermelha; bem como a data de emancipação do município 22/10/1901, a qual tem início na lâmina da espada, finalizando no cabo da enxada.
O Hino do município é de, Jânio Ubirajara Teixeira da Silva. Concepção artística da bandeira e brasão, Acir Carlos Prado. Fonte lei municipal 065/89 -PMA.
Povo heroico, altaneiro, amazônico
Desta terra de farturas mil,
De idioma caboclo, lacônico
De uma parte imensa do Brasil
Terra palco de grandes batalhas
Defendida por veiga cabral
Que aterrou uma forte muralha
Nos deixando com o mesmo ideal
refrão
Herói,
Terra de herói, Com sua riqueza,
O Amapá se reconstrói (2x)
Hoje somos um povo liberto
A vontade anil rubro faliu
O Amapá também foi descoberto,
Por Cabral que avistou o Brasil
Sua riqueza, o farto pescado,
Sobre a mesa do povo presente
Corre junta com o imenso gado
Que do verde dos campos depende
refrão
Herói, Terra de herói,
Com sua riqueza,
O Amapá se reconstrói (2x)
Pesquisa João Ataíde (ASCOM/PMA, 2023).