O Teatro Experimental do Negro (TEN) teve sua estreia em 1945 com a peça O imperador Jones, de Eugene O’Neill que cedeu gratuitamente os direitos para encenar o texto.

O elenco foi composto por operários e empregadas domésticas, e como alguns dos primeiros membros eram analfabetos

Oct 18, 2023 - 20:03
 0  603
O Teatro Experimental do Negro (TEN) teve sua estreia em 1945 com a peça O imperador Jones, de Eugene O’Neill que cedeu gratuitamente os direitos para encenar o texto.

O TEN foi fundado e dirigido por Abdias do Nascimento e sua esposa, Maria do Nascimento, no entanto a ideia de sua criação nasceu em 1941, depois de Abdias assistir a peça O Imperador Jones, na companhia de Efraim Tomás Bó, Godofredo Tito Iommi, Raul Young e Napoleão Lopes Filho no Teatro Municipal de Lima, capital do Peru. Naquela montagem, um ator branco com o rosto pintado de negro (Blackface) interpretava o protagonista que era um personagem negro.

Em seu retorno ao Brasil, Abdias do Nascimento foi preso em consequência de seus protestos contra a discriminação racial e ainda no extinto Carandiru criou com outros presos o Teatro do Sentenciado. Somente ao deixar a prisão, concebeu uma companhia teatral voltada para o desenvolvimento da cidadania e conscientização racial.

O elenco foi composto por operários e empregadas domésticas, e como alguns dos primeiros membros eram analfabetos, foi preciso realizar cursos de alfabetização para que eles pudessem ler os textos das peças. Além da magnitude e da importância que tem a trajetória de Abdias do Nascimento, ele também nomeia o edital de Desenvolvimento Acadêmico que foi retomado este ano pelo governo vigente.

Saiba mais sobre o programa aqui: https://bit.ly/48QgLW4 Texto: Soraia Bevenuto Revisão: Yure Gonçalves Fotografia: Teatro Experimental do Negro ensaiando Sortilégio, com Abdias Nascimento e Léa Garcia, 1957. Arquivo Nacional.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.