" Hoje a ordem é replanejar", falou o 1º ten. Oficial de Ligação, Bacelar.
Os garotos, Fabrício de Oliveira de 14 e Renato Siqueira 13 anos, estão há 14 dias perdidos nas matas de Calçoene e conforme o comando da operação as buscas não vão parar até que se esgote todas as possibilidades. As atividades requerem um novo planejamento, quanto a direcionamento e comunicação dos grupos envolvidos nas buscas e salvamento. O Major Marcelo convocou todos os grupos na manhã deste dia 21 para dar os encaminhamentos do dia.
No centro de operações montado na Câmara Municipal de Calçoene o efetivo das forças, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Cívil (PC), Exército Brasileiro, Grupo Tático Aéreo (GTA), Guardas Florestais do Brasil, mateiros da região, PM. Comando de Operações Especiais (COE), Prefeitura de Calçoene, Câmara Municipal. realinharam as buscas.
"A reunião é para replanejar a operação, pois as equipes em campo se depararam com um fenômeno chamado de repiquete, as águas crescem de forma inesperada o que põe em risco a nossa própria segurança temos de agir com cautela", destacou o Major.
No replanejamento a equipe que permanece em área serão retiradas para ser montada nova base de apoio onde serão vasculhado outros pontos. Na reunião foi montado um sistema de comunicação entre as equipes em terra com sinalização ao helicóptero do GTA que presta apoio aéreo..
Conforme fala do comando o cachorro que acompanhava os garotos pode ter se afastado dos mesmos por conta do repiquete. O comando da missão a partir de desse,21, será de forma compartilhada com outras forças para melhores encaminhamentos de forma direcionada, conforme competência. O delegado Niury Relry, disse que afasta a hipótese dos meninos terem sidos mortos, conforme está se propagando, mas as informações são checadas.
Cabe destacar que conforme as formas de sobrevivência que a mata oferece, frutas, agua as buscas serão constantes, pois por relatos do oficial, Bacelar, do CBM é possível a sobrevivência. A busca já cobriu uma grande área de rios, matas por buscas terrestre, fluvial, aéreos e transporte de tropa. Aos todos estão envolvidos cerca de 50 resgatista na missão.
Da sede do município a base de apoio são cerca de 30 km na fazenda Chico Gago, onde os deslocamentos são diarios com a permanência de equipes dioturnamenque que se revesam. O local do possivel sumiço é compreendido na região do Porção, assentamento, e a fazenda.
O Viajante.