COMUNICADO DO QUILOMBO DO CRIAÚ/CURIAÚ

As terras quilombolas são títulos coletivos

May 7, 2021 - 06:25
May 7, 2021 - 06:28
 0  647
COMUNICADO DO QUILOMBO DO CRIAÚ/CURIAÚ
Foto: Rosa Ramos
A Associação dos Moradores do Quilombo do CURIAÚ vêm a público informar que é PROIBIDA A VENDA DE LOTES, na Área Federal pertencente ao Quilombo do CURIAÚ, para pessoas que não possuem descendência em nossa Comunidade.
Esclarece que por ser um Quilombo, o título da terra é COLETIVO, não podendo de maneira nenhuma ser efetuada a emissão de documentos individuais de propriedade.
Assim sendo, a Associação não se responsabiliza pelos atos praticados por remanescentes ou descendentes da Comunidade, que usam de práticas ilícitas em nosso Território.
Informa ainda, que todas as providências Judiciais estão sendo tomadas no sentido de coibir tais feitos.
Rosa Elanha da Costa Ramos Fernandes .
Presidente
conforme o decreto 4887.

O Decreto nº 4887/2003, erguido após profunda discussão com a sociedade civil, é conhecido por regulamentar o procedimento, de competência atribuída ao INCRA, para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelas comunidades remanescentes de quilombo. Contudo, além disso e dentre outras coisas, esse Decreto é responsável:

Por apresentar a definição de maior consenso sobre comunidades remanescentes de quilombo – são “grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”;

No artigo 4º diz que a competência em assistir essas populações é a secretaria especial, mas faço minha crítica, pois há anos essas comunidades vêm sofrendo com assédio em suas  terras, mesmo as tituladas.

"Art. 4o Compete à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, assistir e acompanhar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o INCRA nas ações de regularização fundiária, para garantir os direitos étnicos e territoriais dos remanescentes das comunidades dos quilombos, nos termos de sua competência legalmente fixada".

O Viajante

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.