Amapá realiza a 1ª Caminhada Zumbi dos Palmares e fortalece o protagonismo da educação antirracista nas escolas

A programação foi enriquecida com apresentações culturais

Nov 19, 2025 - 06:45
 0  131
Amapá realiza a 1ª Caminhada Zumbi dos Palmares e fortalece o protagonismo da educação antirracista nas escolas

Orgulho, determinação e resistência marcaram a 1ª Caminhada Zumbi dos Palmares, ocorrida nesta terça-feira, 18, realizada de forma unificada pelas escolas municipais e estaduais do município de Amapá. Em uma mobilização histórica, ruas e avenidas foram tomadas por cores, cantos, cartazes e expressões culturais que celebraram a Semana da Cultura Negra, reafirmando o compromisso da educação com a valorização das identidades afro-brasileiras.

O evento é resultado do protagonismo da Coordenação do Programa Criança Alfabetizada, da Secretaria Municipal de Educação, que vem fortalecendo a pauta da alfabetização e da educação antirracista nas pessoas de Elinamar Macedo, Janete Abreu, Elgra Santos, Samara Cíntia e Deigmar Viégas, com apoio do mobilizador étnico-racial do Selo UNICEF, João Ataide, e da articuladora Delmira da Matta. A articulação conjunta com os diretores escolares, o Coletivo de Mulheres Negras de Amapá, o Projeto Saca Essa, a Fundação Nação Marabaixeira e diversas lideranças educacionais foi decisiva para o sucesso da ação.

Além da caminhada, o evento contou com uma rica Mostra Pedagógica nos estandes, onde as escolas apresentaram projetos, pesquisas e atividades desenvolvidas ao longo do ano. A mostra evidenciou o compromisso da rede municipal e estadual com a implantação efetiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena em todos os níveis da educação básica.

A programação foi enriquecida com apresentações culturais de grande impacto, como o maculelê, que encantou o público pela força ancestral, e o desfile das Belas Negras, que valorizou a identidade, a autoestima e a beleza da mulher negra amapaense.

Ao final da caminhada, a quadra da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré ficou pequena para o público que acompanhou o encerramento com os grupos de marabaixo das escolas, que formaram uma grande roda ritmada ao som de caixas, cantores e tocadores, reafirmando a autenticidade da manifestação cultural mais representativa do estado.

A atividade contou com o apoio da prefeita Kelley Lobato, da deputada estadual Dayse Marques, da Secretaria Municipal de Educação, dos diretores das escolas municipais e estaduais e de representantes da Fundação Nação Marabaixeira. Para o Selo UNICEF, representado por Delmira da Matta, o evento cumpre etapas fundamentais das políticas públicas afirmativas étnico-raciais, fortalecendo o compromisso de Amapá rumo ao tricampeonato do Selo UNICEF.

Segundo o educador Carlos Piru, “o município de Amapá está de parabéns. Quando a escola sai dos muros e ocupa as ruas com educação e cultura, mostra para a sociedade que a valorização da cultura negra é fundamental para a aprendizagem, para a vivência e para a permanência dos estudantes na escola.”

O sucesso da 1ª Caminhada Zumbi dos Palmares abre caminho para que o município amplie e fortaleça ainda mais esse projeto, transformando-o em um marco anual de valorização da identidade cultural e da educação antirracista em Amapá.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.