Operação Conjunta do Ministério da Defesa reprime crimes na faixa de fronteira
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Ministério da Defesa
Belém (PA), 02/06/2022- Nesta quinta-feira (02), o Ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, acompanhou as ações da Operação Ágata Norte 2022. Realizada nos estados do Pará, do Amapá e do Maranhão, a iniciativa é voltada a ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira, contra crimes como contrabando, descaminho, narcotráfico, exploração mineral e garimpo ilegais. Mais de três mil homens e mulheres, entre militares e integrantes de agências governamentais são empregados na operação.
Em Belém, no Pará, o Ministro Paulo Sérgio, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, e de outras autoridades, sobrevoou o Porto de Vila do Conde até pousar no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia.
“É muito gratificante poder visitar, in loco, o trabalho das nossas Forças Armadas em defesa da Amazônia. Com a presença das Forças Armadas e das agências governamentais, nossa missão é coibir crimes transfronteiriços e ambientais. Esse trabalho visa preservar a nossa soberania, cuidar das nossas riquezas e, assim, cumprir com nossas missões constitucionais”, ressaltou o Ministro. No Amapá, o titular da Pasta acompanhou uma ação conjunta na área de controle fluvial no Rio Oiapoque.
A Ágata Norte 2022 é conduzida pelo Comando do 4º Distrito Naval, situado em Belém. Nesta edição, participam da operação as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais.
Por Lane Barreto
Qual é a sua reação?