Morre baleia encalhada na boca do rio Pocotó.
Mesmo com todos os esforços
Mesmo com todo esforço de muita gente, no que inclui bombeiros e voluntários morre baleia encalhada na região de Chaves. As primeiras informações chegaram pelas redes sociais na manhã desta quinta-feira ,30, de dezembro de 2021, assim mobilizou as pessoas, que de todas as formas tentaram mantê-la hidratada.
Segundo relatos de quem presenciou a luta pela vida, mesmo com os esforços a baleia não resistiu e presenciar o último suspiro foi de partir o coração. “Mesmo com esforço dos populares da prefeitura de Afuá, através da secretaria de meio ambiente, da secretaria de agricultura e pesca, da Brigada de Combate a Incêndio de Afuá não foi suficiente”, disse um dos bombeiros em seu relato na rede social.
Neste ano, os registros de encalhe foram só de animais já mortos. O número de encalhes no primeiro semestre de 2021 já superou os encalhes registrados nos doze meses dos anos de 2002 até 2009, 2011, 2012 e 2015. Além desses 48 encalhes até junho, outros 26 já ocorreram no mês de julho, somando 74 até agora. (Fonte Agência Brasil). Na mesma matéria o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, explicou que encalhes de baleias ocorrem por diversos motivos, como morte natural, aproximação das redes de pesca ou busca por alimentação em águas mais rasas.
Por João Ataide o Viajante.
Qual é a sua reação?