Maria das Dores do Rosário Almeida, a popular Durica Almeida, toma posse na Academia de Letras Barão do Rio Branco
Por João Ataíde o Viajante
Na noite de Quarta-feira, 29 de outubro de 2025, a escritora e pesquisadora Maria das Dores do Rosário Almeida, conhecida carinhosamente como Durica Almeida, tomou posse como membro efetivo da Academia de Letras Barão do Rio Branco – AP.
A cerimônia, realizada em ambiente reservado e restrito aos convidados, foi marcada por emoção e reconhecimento ao trabalho de Durica em prol da cultura e da literatura amapaense. A nova imortal passa a ocupar a Cadeira de número 17, que tem como patrono o eminente intelectual Antônio Munhoz Lopes, referência na história literária do Amapá.
Em sua manifestação, Durica expressou o orgulho e a honra de integrar o quadro da Academia:
“A convite da Academia de Letras Barão do Rio Branco, passarei a integrar o quadro de Membros Efetivos desta Casa de Letras. Com muita honra, ocuparei a Cadeira de número 17, que tem como patrono o iminente intelectual Antônio Munhoz Lopes.”
A Academia de Letras Barão do Rio Branco reforça, com a posse de Durica Almeida, o compromisso de valorizar os escritores locais e de fortalecer o cenário literário e cultural do Amapá.
Qual é a sua reação?