Basquete da integração na fronteira

Aparentemente é só uma partida de basquete entre amigos, no entanto essa partida representa muito mais.

Jul 18, 2022 - 18:45
 0  336
Basquete da integração na fronteira
Fotos João Ataíde
Basquete da integração na fronteira
Basquete da integração na fronteira
Basquete da integração na fronteira

Aparentemente é só uma partida de basquete entre amigos, no entanto essa partida representa muito mais. São guianenses, franceses, brasileiros, chineses se integrando usando o basquete como viés.

Cabe um resumo “A Guiana Francesa é uma região ultramarina da França na costa nordeste da América do Sul, composta principalmente por floresta tropical. As ruínas do Fort Cépérou, do século XVII, destacam-se na paisagem da capital, Caiena, com suas coloridas casas crioulas e seus mercados de rua. Lojas e cafés cercam a praça principal, a Place des Palmistes, repleta de palmeiras. O subúrbio Rémire-Montjoly tem várias praias na costa do Atlântico”. Fonte (Google)

A região da Guiana tem toda essa gente falando e agindo de forma diferente e a linguagem do basquete une esses povos e os resultados tem surpreendido muito. Como os chinas, um povo que pouco interage, tem um que além de jogar inicia a comunicação através da fala do creolo, isso mesmo um chinês falando creolo o nome dele Kevin, tudo pelo basquete.

"Essa iniciativa de voltar a fazer esses encontros de basquete, veio de uma ideia em conjunto dos Frangins Oyapockois (irmãos oiapoquense) que reúne chefe de empresas, estudantes, professores, acadêmicos, profissionais liberais, tanto de Caiene, Saint-Georges, Macapá-AP, Oiapoque e percebemos que esses encontros têm nos ajudado a cuidar da saúde do corpo e da mente. Esses encontros todos os finais de semana têm o objetivo de preparar para o grande torneio de basquete no dia 14 de agosto a festa de aniversário do município", disse Edmard Elfort um dos incentivadores do movimento que como a maioria de sua idade foi estudar fora da Guiana francesa e na volta sempre idealizou a possibilidade de desenvolver Saint-Georges aproveitando as pessoas a viver nela, e promover o intercâmbio cultural, esportivo para conhecer a região.

O viajante acompanha de perto esse projeto divulgando a bela iniciativa.

O viajante.

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.