REPRESENTANTE DA AGÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE EM SAINT-GEORGES EMITE NOTA QUANTO A VACINAÇÃO NA FRONTEIRA
Foi precipitada a divulgação em redes sociais e canais de comunicação.
Devido ampla divulgação, de que em Saint-Georges estava aberta a vacinação para brasileiros residentes em Oiapoque, Drª Tiana do posto de Saúde do lado Francês, esclarece que tomou a decisão sem consultar os seus superiores, mas que terá que fazer o planejamento para continuar na possibilidade de ofertar imunização, pois as doses são encaminhadas para a população do lado Francês. Entende que foi precipitada a divulgação em redes sociais e canais de comunicação a informação de que a fronteira esteja aberta para receber a massa para tal. Conforme sabido a fronteira encontra-se fechada, e o comitê estuda a possibilidade de ofertar um posto de vacina na ponte Binacional, não tem vacina para todos mais o pouco disponível já ajuda, destaca Marcelli, brasileira residente em Saint-George que presta as informações.
"conforme fonte em Sant-George, foi baixa a procura da população do lado Francês, como a vacina não podia ser mais guardada passou-se a procurar as pessoas que quisessem se vacinar, a noticia se espalhou e foi a primeira ação de vacinação, ja prevenindo a entrada de uma possivel entrada da cepa brasileira".
Eu sou a Dra. Tiana do posto de saúde de Saint-Georges.
queria esclarecer as coisas, pois tem muita desinformação.
Esse sábado e domingo tiveram uma campanha de vacina para os moradores de Saint-Georges. Ao todo 300 doses. Como membro da Agência Regional de Saúde, tomei a decisão unilateral de abrir a vacina sem critério. Foi uma decisão sem consultar a equipe da primeira linha daqui. O projeto de abrir a vacina para todos foi pensado para 2.000,00 pessoas, com a ilusão das autoridades que só teria pessoas da Guyana porque a fronteira é fechada. Mostra uma triste ignorância do território.
Como médicos, não podemos recusar uma pessoa que quer a vacina no pretexto que não mora do nosso lado. Hoje a direção da agência de saúde percebeu que tem que dimensionar a campanha para toda fronteira, Oiapoque incluído. Estamos esperando informações, mas eu penso que vai ser complicado de ter doses para mais de 30 mil pessoas.
Por enquanto não tem mais doses (segunda-feira), então por favor passa informações que não precisa vir na vacina amanhã.
Vai chegar na quarta-feira.
Qual é a sua reação?