Educação infantil de Amapá em foco. Os professores e gestores de educação infantil de Amapá passam por formação
Por João Ataíde
Os professores e gestores de educação infantil de Amapá passam por formação, tendo como objetivo de alavancar o IDEB no estado, assim como integrar a educação municipal. É a primeira vez em que o ensino infantil recebe uma atenção especial, quanto a formação continuada. Era uma reivindicação antiga dos professores. As formadoras foram as professoras Janete Ramos e Elgra Santos funcionárias da prefeitura que recebeu a formação e teve a missão de repassar o conhecimento adquirido.
Nesta terça-feira,23, aconteceu a 2º formação do programa Criança Alfabetizada é da segunda etapa do Programa de Aprendizagem do Amapá. Foram repassadas novas práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede municipal, para reforçar a aprendizagem dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. É uma grande repactuação entre o governo e os municípios, em regime de colaboração, para ações de engajamento por mais educação de qualidade e equidade.
Cabe o destaque que segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nacional de 2019. O IDEB é indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática. Nos resultados por ciclo, o estado do Amapá tem pior desempenho nos anos finais do ensino fundamental, com índice 4,0 diante de uma meta de 5,3. Nessa faixa, nenhum dos 16 municípios do estado atingiu o objetivo, sendo que a rede pública é responsável por 91,3% dos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A educação infantil de Amapá bem que poderia ser um modelo para o resto do estado do Amapá, em se tratando de alfabetização o trabalho desses professores é muito elogiado pelos pais.
“Uma foto para um momento histórico”.
O Viajante.
Qual é a sua reação?