Círio de Nazaré 2025 na Paróquia de Amapá
Pe. Lúcio Espíndola Santos Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré – Amapá/AP

Uma festa singular, o Círio de Nazaré. Foram 30 dias de festividade em que peregrinamos com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em seu andor enfeitado — a berlinda. Todas as noites realizou-se uma novena com um tema, celebração da missa e oferta de alimento aos participantes — mingau, vatapá ou macarronada — preparados pela comunidade ou família que acolhia aquela noite.
Em seguida, seguia-se em peregrinação, normalmente a pé, levando a berlinda para o local da celebração do dia seguinte.
O auge da festa é o Dia de Nossa Senhora de Nazaré, que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Na véspera, é feita a troca do manto. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com o Menino Jesus ao colo, mede menos de 50 cm e, com o manto, assemelha-se à imagem de Nossa Senhora Aparecida. O manto traz símbolos relacionados ao tema da festa e aos mistérios da fé.
No dia da grande celebração, concentra-se um grande número de fiéis vindos de toda a paróquia e até de cidades vizinhas. A missa é celebrada em um ponto determinado da cidade, às 6h da manhã, e logo após inicia-se a peregrinação, que dura de três a quatro horas, com catorze paradas para reflexão e bênção.
Durante o percurso, a população oferece água e alimento aos peregrinos. É impressionante o número de promessas cumpridas neste dia, desde doações até caminhadas de joelhos até a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré.
A festividade segue por mais uma semana, chamada Recírio, com missa diária que envolve todas as pastorais, comunidades e a sociedade civil. Nos últimos três dias da festa, realiza-se o tradicional Arraial, com comidas típicas, bingos, leilões e, no encerramento, o sorteio da Ação entre Amigos, que neste ano contou com grande participação de padres e paróquias da Arquidiocese.
O tema deste ano foi:
> “Com Maria aprendemos a ser discípulos e missionários da Esperança!”
Nossa Senhora de Nazaré abençoe as igrejas irmãs de Florianópolis e Macapá.
Pe. Lúcio Espíndola Santos
Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré – Amapá/AP
Qual é a sua reação?






