Na vila do sucuriju cada família vai ganhar uma Caixa D'água de 5 mil litros
Ao longo do tempo o sistema de captação de água da chuva ainda é o mais eficiente
Um dos grandes problemas na vila do Sucuriju é a falta de água potável e há anos quem tinha reservatório tinha uma fortuna em casa, pois tudo convinha como depósito para guardar em tempo de falta.
Ao longo do tempo o sistema de captação de água da chuva ainda é o mais eficiente, que é uma calha com um pano na ponta como filtro, e essa água serve para banho, consumo e fazeres domésticos. Uma cisterna construída por um padre permanece fechada por cadeados que são abertos aos sábados e cada família recebe uma quantidade, a passarela ganha a tradicional rola, rola dos corotes e assim para cada família.
Pelo menos, parte desse sacrifício dessa população do extremo nordeste do estado do Amapá tem sido amenizado, pois um projeto da prefeitura de Amapá com emenda parlamentar do senador Lucas Barreto está levando a cada família caixa d'água de 5 mil litros e nesse tempo de chuva as caixas espalhadas pela vila já transbordam de água a felicidade é grande.
Estive na vila entre os dias 5 a 9 de abril e outra caixa estão chegando. Ao contrário dos projetos que no passado chegaram ao sucuriju, onde não tinham continuidade por falta de manutenção, essas caixas terão uma longevidade, pois cada família cuida como o seu grande tesouro.
Percebi na vila muitos projetos acabados ou que funcionaram por um tempo e acabaram, muito em parte pela falta de manutenção e a tal mão de obra qualificada, universidades utilizam a vila como laboratórios e o resultado sempre os são levados para outros lugares restando na vila apenas os escombros.
O Viajante
Qual é a sua reação?