Falando de depressão

A depressão é um caso de saúde pública que tem como resultado final o suicídio.

Sep 7, 2022 - 17:03
 0  489
Falando de depressão
https://pt.vecteezy.com/

Em três anos contei três contemporâneos tirarem a vida por conta de algo que não conseguimos ver com os olhos, mas é fácil sentir com o coração. Dois eram guardas municipais, outro professor. Aparentemente vidas resolvidas financeiramente, no entanto, a depressão passou uma corda em seus pescoços e dessa forma uma vida de sofrimento tem fim de uma forma inesperada, o suicídio.

O Brasil apresenta um aumento na incidência de casos de depressão, segundo levantamentos nacionais de saúde. Segundo a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais amplos inquéritos de saúde do país, em média, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença. A frequência foi maior entre as mulheres (14,7%) em comparação com os homens (7,3%).

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 7 de abril. Ao todo, 27.093 pessoas com 18 anos ou mais, residentes em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, foram entrevistadas entre os meses de setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

A depressão é um caso de saúde pública, e no último final de semana de 2 a 4 de setembro aconteceu em Macapá a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, momento em que os delegados dos 16 municípios do estado do Amapá debateram propostas relacionadas à saúde mental da população, onde se escolheu propostas e delegados para serem levadas a conferência nacional.

Muitos passos estão sendo dados para tratar essa questão de saúde mental e uma delas é o setembro amarelo que desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha! ” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Conforme a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhões de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. (fonte Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP).

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão à contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

O viajante

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.