A DATA DE 13 DE SETEMBRO MARCA 79 ANOS DE CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ E RELEMBRA QUE O MUNICÍPIO DE AMAPÁ FOI A PRIMEIRA CAPITAL.
“Amapá, essa data deveria constar no calendário histórico do Para/Amapá como um dia festivo para o município”.
“No ano de 1943 o território passou a possuir três municípios: Macapá, Mazagão e Amapá, e este último foi decretado capital”.
A criação do Território, datado no dia 13 de setembro de 1943, segundo a UNIFAP foi uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá, através do Decreto-lei nº 5.812 realizado pelo então presidente Getúlio Vargas, onde visava à lógica da Segunda Guerra.
Três meses depois da criação, no dia 17 de novembro de 1943, Janary Gentil Nunes é nomeado governador do território. Porém, ao chegar em terras amapaenses em 1944, o governador acaba por intitular o município de Macapá como capital do território.
Janary Nunes, então escolhido por Vargas para governar o recém-criado Território, alegou que o município do Amapá possuía dificuldades de comunicação por via fluvial, e no que lhe concerne Vargas transferiu a condição de capital para Macapá. Para preservar a memória e a história do nosso estado, este feriado foi criado e anualmente, onde, comemora-se em todo Estado do Amapá através de eventos culturais.
Outras referências quanto a divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Amapá (ex-Montenegro), é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Amapá, Oiapoque e Araguari. Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.972, de 31-03-1938, o município passou a denominar-se Veiga Cabral. Pelo Decreto-lei Estadual n.º 3.131, de 31-10-1938, o município de Veiga Cabral voltou a denominar-se Amapá. Pelo Decreto-lei Federal n° 5.812, de 13-09-1939, foram criados 5 Territórios Federais, entre eles o do Amapá.
Pesquisa realizada por o Viajante que se propõe um levantamento historiográfico da história desse lugar, gerando informação para criar pertencimento na população pelas coisas de Amapá.
O Viajante
Qual é a sua reação?