Vacina Amapá contra a covid-19

A vacinação acontece diariamente na UBS Neucira Almeida de Oliveira

Vacina Amapá contra a covid-19
fotos João Ataíde

A saúde de Amapá, desde o início da pandemia tem desenvolvido um trabalho, premiado inclusive, uma ação integrada da saúde capaz de mostrar em números e nesse sentido o “vacinometro” demostra em tempo real a vacinação da população no município e fazendo chegar a vacinação nos lugares remotos da região.   

Conforme o ministério da saúde em 22 de maio terminou o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), causada pela pandemia da Covid-19, no Brasil. Para tomar esta decisão, o Governo Federal considerou a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi fortalecido durante a ESPIN, a melhora no cenário epidemiológico no país e o avanço da Campanha de Vacinação.

A portaria que oficializou o fim da ESPIN foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de abril de 2022. Vigente desde fevereiro de 2020, a ESPIN foi o ato normativo do Governo Federal que resultou na criação de uma série de medidas de prevenção, controle e contenção adotadas para o enfrentamento da Covid-19. Mesmo com o fim da ESPIN, o Ministério da Saúde reitera que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

A Pasta mantém diálogo aberto com todos os estados e municípios e vai orientar a continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional, com base na avaliação técnica dos possíveis riscos à saúde pública brasileira e das necessárias ações para o seu enfrentamento.

Em Amapá segue a vacinação contra covid-19 e conforme o vacinometro. O município de Amapá recebeu um total de 15.910 doses da vacina e já foram aplicadas 15.827. A vacinação acontece diariamente na UBS Neucira Almeida de Oliveira para todas as faixas-etárias. Horário: 07:30 às  18:30h, basta levar carteirinha de vacinação e carteira do SUS.

#OViajante