Siga Antenado alerta população do Amapá sobre possíveis interferências no sinal de quem usa parabólica tradicional
Problema pode ocorrer assim que o 5G for ativado em 11 cidades da região
Problema pode ocorrer assim que o 5G for ativado em 11 cidades da região que já têm autorização para implantar a tecnologia. Quem utiliza parabólica convencional deverá trocar pelo modelo digital
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) anunciou, nesta quarta-feira (18), a liberação para que 432 novas cidades brasileiras possam instalar infraestrutura para o 5G. No Amapá, as prestadoras de internet de 11 municípios podem solicitar a ativação da tecnologia ultrarrápida. Em todo o país, a instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para 2.456 novos municípios de 26 estados e vai beneficiar 156 milhões de brasileiros.
Com a liberação do sinal, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais. A troca se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.
Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita
Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Para saber se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.
No Amapá, mais de 17,8 famílias podem solicitar a troca gratuita dos equipamentos. A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Veja a lista das cidades com novas autorizações no Amapá:
Amapá
Calçoene
Ferreira Gomes
Laranjal do Jari
Oiapoque
Pedra Branca do Amapari
Porto Grande
Pracuúba
Serra do Navio
Tartarugalzinho
Vitória do Jari
Qual é a sua reação?