Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular inicia salvaguarda de acervo em parceria com a UNIFAP

É com imensa satisfação que a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular celebra o início das atividades de salvaguarda do seu acervo, iniciativa oriunda do projeto Pontão de Cultura Rede Foliar, em parceria com o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo – CEMEDHARQ da UNIFAP.
Este importante trabalho representa um passo fundamental na valorização e preservação da nossa memória coletiva, dos saberes e fazeres que compõem o patrimônio cultural do Amapá. Cada documento, registro e relato preservado é um elo vivo com as tradições que moldam nossa identidade e fortalecem o sentimento de pertencimento das comunidades que fazem da cultura popular sua forma de expressão e resistência.
Reafirmamos a importância de investir continuamente no aperfeiçoamento técnico e formativo daqueles que se dedicam à cultura e à preservação da memória. Cuidar de nossos acervos é cuidar de nossas histórias, de nossas referências e das raízes que nos sustentam.
A AAFCP expressa seu profundo agradecimento ao CEMEDHARQ pelo comprometimento, sensibilidade e competência técnica colocados a serviço deste processo de salvaguarda. A parceria reafirma o valor do trabalho coletivo e da união entre instituições que acreditam na força transformadora da cultura e na importância da preservação da memória popular.
Seguiremos firmes na luta pela preservação, salvaguarda e difusão da nossa história e memória.
Por Marcelo de Sá Gomes
Coordenador Geral da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular.
Qual é a sua reação?






