Projeto de Alimentação para Animais de Rua Mobiliza Comunidade em Amapá

O projeto conta com o apoio de voluntários e amigos que contribuem com doações de ração.

Feb 1, 2025 - 10:18
 0  53
Projeto de Alimentação para Animais de Rua Mobiliza Comunidade em Amapá
Arquivo Pessoal

O abandono de animais de rua é um problema presente em muitas cidades brasileiras, e Amapá não é exceção. Por décadas, a solução adotada foi a eliminação desses animais por meio das carrocinhas, que os recolhiam para o sacrifício. Hoje, essa abordagem é inaceitável, e a necessidade de políticas públicas eficazes para proteger e controlar a população animal se faz urgente.

Um projeto de castração chegou a ser apresentado na Câmara Municipal como alternativa para reduzir gradativamente o número de animais abandonados. Entretanto, a iniciativa ainda não saiu do papel. Diante desse cenário, a servidora pública Neidiane Sucupira Assunção, filha da "terrinha de Cabral", decidiu agir por conta própria.

Neidiane, que deixou Amapá para estudar e retornou ao município como servidora pública do estado, é turismóloga, licenciada em Educação Física, pós-graduada em Marketing Político e ativista de causas sociais. Com o desejo de contribuir para sua comunidade, ela deu início ao seu primeiro projeto na cidade: a instalação de comedouros feitos de canos de PVC para alimentar os animais de rua.

“Muitos só sabem reclamar, criticar os gestores públicos, mas esquecem que qualquer pessoa pode fazer a sua parte também. Sabemos que isso não é o ideal, no entanto, penso que podemos agir, pois são muitos animais em situação degradante. Assim, devemos pensar e planejar a curto prazo (alimentando e dando água); médio prazo (com políticas públicas de controle, através de castração) e a longo prazo (com abrigo para animais e incentivo a adoções). Temos leis, decretos de proteção e promoção de políticas e várias fontes disponíveis para acessar”, destacou Neidiane.

A iniciativa já está mobilizando a comunidade. Pessoas como José Warderley Moraes, conhecido como “Wando”, expressam a felicidade de não estarem mais sozinhos nessa causa. “Eu tô feliz, pois agora não estamos sozinhos. Lá em casa já acolhemos muitos”, afirmou. Já o senhor Francisco Donato Leite, o “Sr. Chico”, compartilha seu carinho pelos animais: “Os bichos são fiéis, eu cuido como posso e agradeço a ajuda”.

O projeto conta com o apoio de voluntários e amigos que contribuem com doações de ração. Quem quiser ajudar pode participar depositando ração nos  comedouros que estarão espalhados pela cidade, doando diretamente ou se engajando na iniciativa. Para mais informações, entre em contato com Neidiane Sucupira pelo telefone (96) 99140-2905.

A atitude de Neidiane é um exemplo de que pequenas ações podem gerar grandes impactos. Seu projeto não apenas alivia o sofrimento dos animais, mas também incentiva uma cultura de empatia e responsabilidade social em Amapá. Essa é uma iniciativa que merece apoio e reconhecimento.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.