Iago Costa dos Santos, 19 anos, foi escolhido como delegado para representar o município de Amapá na Conferência Nacional de Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília, de 15 a 19 deste mês. A escolha destaca não apenas sua trajetória de engajamento social, mas também a força de uma juventude que sonha, luta e constrói caminhos de transformação.
Estudante universitário dos cursos de Pedagogia e Gestão Pública, Iago é apontado como uma jovem promessa da política local e referência na luta antirracista e no ativismo estudantil. Para muitos, ele é “um diamante a ser lapidado” e símbolo da renovação política na terra de Cabralzinho.
Sua militância começou ainda no ensino médio, como presidente do Grêmio Estudantil Professora Ilka Morais Sarmento, na Escola Estadual Vidal de Negreiros. Desde então, segue atuando de forma ativa como ativista de juventude, representando o Coletivo de Juventude ParaTodos no município de Amapá.
“Sou apaixonado pelo movimento estudantil e pela luta por justiça social. A juventude precisa de voz, e eu estou aqui para ser essa voz”, destaca Iago.
Durante a conferência em Brasília, Iago se juntará a delegados de todo o país para discutir políticas de promoção da igualdade racial, reafirmando o protagonismo da juventude negra na construção de um Brasil mais justo, diverso e inclusivo.
Por João Ataíde o Viajante