Feitorias do Lago do Bom Nome

No verão, o local se transforma em pasto para gado, enquanto no inverno se torna o Lago do Bom Nome, ideal para a pesca.

Feitorias do Lago do Bom Nome
Foto João Ataíde
Feitorias do Lago do Bom Nome
Feitorias do Lago do Bom Nome

No município de Amapá, situado na região dos lagos a cerca de 3 a 4 horas de viagem de distância da cidade, estão as Feitorias do Lago do Bom Nome. Para chegar lá, segue-se um trajeto via Rio Flexal indo pelo Igarapé da Terra Alta. No verão, o local se transforma em pasto para gado, enquanto no inverno se torna o Lago do Bom Nome, ideal para a pesca.

Cada pescador constrói sua própria casa, conhecida como feitoria, utilizando madeira goiabinha ou siriúba, cobrindo-a com plástico revertido com restos de madeiras. Essas casas servem como moradia durante a pesca e armazenamento de utensílios, como cascos de geladeira para o pescado. Apesar de cada feitoria ter um dono, geralmente são compartilhadas. Não há fornecimento de energia elétrica, mas é possível utilizar telefonia móvel da Claro, mesmo em aparelhos simples, conhecidos como "pé duro", como os pescadores os chamam.

Durante a estiagem, as feitorias permanecem como referência no local, sendo mais utilizadas durante o período do inverno.

Por João Ataíde o Viajante.