Edson Cambraia o precursor do desenvolvimento de corrida de cavalo profissional em Amapá.

Desde criança sonhou em ser um grande jóquei.

Sep 12, 2021 - 08:59
Sep 12, 2021 - 09:08
 0  1426
Edson Cambraia o precursor do desenvolvimento de corrida de cavalo profissional em Amapá.
Fotos arquivo pessoal/João Ataíde

Quem acompanha as corridas de cavalo em Amapá, gente vindos de todos os lugares chegando a fazer vultuosas apostas, valorizando a cultura do criador de cavalo não imagina que essa evolução se deve a um jovem que desde criança sonhou em ser um grande jóquei.

Ele chama-se Edson Cambraia da Silva, 27 anos de família tradicional de fazendeiros. Família Cambraia. Cresceu na Fazendo Paraíso do Espírito Santos, tratando de cavalo e sobretudo conhecendo o animal que vai de dossel a fera em dois tempos, ele mesmo é cheio de marcas pelo corpo que as serves de documento da evolução.  

 

Como jóquei ganhou tudo em Amapá: campeão da (27º) agropesc, campeão do último festival do leite, eleito melhor jóquei e tratador entre outros títulos. O maior destaque na contribuição no desenvolvimento é sem dúvida a ter ido em busca de conhecimento, foi o primeiro a ir correr em Macapá onde conheceu os grandes profissionais e outro universo do que ele chama da classe “A” do esporte. Nesse convívio formou em auxiliar veterinário aprendendo muito com os profissionais de corrida em Macapá, com uns dos melhores tratadores Ronildo Malcher.

Com toda essa bagagem Edson passa a implantar em Amapá a nova mentalidade, chegando a tirar do próprio bolço os ajustes e estética como o selote (pequena sela de cavalo), a posição do jóquei deitado sobre o cavalo, roupas ajustadas ao corpo, assim como o aperfeiçoamento genético dos cavalos trazendo o primeiro profissional para o município por nome Lampião. Ao longo dessa trajetória foi muito mais vitorias que derrotas. A corrida de cavalos em Amapá segue num crescente profissional que em muito se deve a esse jovem de 27 anos que segue 5 anos invictos, muito respeitado no universo do esporte que ainda alimenta a vontade de levar um cavalo para disputar em Macapá no meio dos grandes do esporte Torneio Profissional de Macapá.

 

O Viajante

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.