Afroperiferia Fashion oferece cursos gratuitos para mulheres negras de Macapá

A iniciativa da Zwanga African Fashion promove cursos de costura e modelagem, maquiagem, cabelo e gestão de negócios

Afroperiferia Fashion oferece cursos gratuitos para mulheres negras de Macapá
Zwanga
Afroperiferia Fashion oferece cursos gratuitos para mulheres negras de Macapá
Afroperiferia Fashion oferece cursos gratuitos para mulheres negras de Macapá

As alunas vão desenvolver uma coleção, criar um desfile e vender as peças produzidas valorizar e empoderar mulheres negras de Macapá, por meio de capacitação nas áreas de moda e beleza, é o objetivo do Afro periferia Fashion.

O lançamento aconteceu no dia 25 de julho, dia da Mulher Negra Latino Americana. O projeto nasceu de um sonho da estilista e empreendedora social Rejane Soares, criadora da marca Zwanga African Fashion, de turbantes e roupas focadas no resgate da ancestralidade africana. “Queremos dar visibilidade a um problema comum às mulheres negras que vivem nas áreas de pontes, baixadas e invasões: a falta de oportunidades, de emprego, de autonomia financeira”, explica Rejane.

“A periferia de Macapá é feminina e negra. Nestas regiões a ancestralidade é o que dá força a essas mulheres, que não desistiram de buscar um espaço à margem das políticas públicas. Precisamos olhar para quem mora nessas áreas e mostrar o potencial que essa mulher periférica tem. Assim como eu ergui o meu negócio, sendo da periferia, é possível dar projeção a essas mulheres e valorizar o que elas têm de melhor”, conclui a estilista.

O projeto proporcionará formação gratuita nas áreas da moda afrobrasileira, com cursos de corte, costura e modelagem, além de maquiagem e gestão de pequenos negócios de artesanato. No curso de moda, cada mulher vai receber um kit de material para produção de uma coleção com 10 looks. “Os modelos serão apresentados em um desfile, onde as futuras estilistas serão as próprias modelos, que poderão ficar com os valores das peças vendidas no evento”, conta Rejane.

Para participar do projeto, que conta com a parceria do Sebrae, foram selecionadas 80 mulheres das regiões periféricas da capital amapaense. Além das aulas, as participantes ganharão apoio técnico e mentora da organização para poderem desenvolver seus próprios negócios e gerar renda a partir do que aprenderam.

A abertura aconteceu no dia 25 de julho de 2022 Local: Auditório do SEBRAE/AP Endereço: Horário: 18h Cursos oferecidos Moda, modelagem, corte e costura: 30 mulheres selecionadas vão conhecer o funcionamento do mundo da moda, entender como se cria uma coleção de roupas, a escolha da paleta de cores, pesquisa de tendências, escolha do nicho de negócio e aprender técnicas de modelagem, corte e costura. São três meses de cursos (agosto, setembro, outubro) e, ao término, as alunas receberão uma certificação.

Gestão de Negócios para Trancistas: 20 mulheres selecionadas vão receber a mentoria de uma trancista que já vive apenas do seu negócio (tranças) e aprender como atender clientes em casa e/ou a domicílio, conhecer e manipular o material e aprender as técnicas de trançados e entrelaces. As alunas também receberão educação financeira e dicas de como organizar as redes sociais. No término do curso, as alunas vão receber um kit de produtos para aplicar o aprendizado e exibirão as técnicas no encerramento do projeto, quando poderão atender clientes e fechar seus primeiros negócios.

Gestão de Negócios para Maquiadoras: 10 mulheres selecionadas vão aprender como funciona o cotidiano de uma maquiadora profissional, com informações sobre a maquiagem para pele negra, pele madura e pele não negra, além de dicas voltadas à gestão financeira, organização de agenda, gestão de tempo e organização de redes sociais. As alunas receberão, ao final da formação, um certificado de maquiadora profissional e um kit de produtos para iniciar seu negócio. Elas também poderão aplicar as técnicas em clientes, no encerramento do evento. Curso de Gestão para Pequenos Negócios Artesanais: 20 mulheres que já atuam com artesanato aprenderão a gerir seus negócios em relação à finanças, organização e redes sociais. Parceiros: RME – Rede Mulher Empreendedora, REAFRO – Rede Nacional de Afroempreendedores, Edital Moda que transforma atrás da ONU MULHER, INSTITUTO RENNER E FUNDO ELAS, SEBRAE/AP, SENAI/AP, SENAC/AP, FECOMERCIO, EMPODERA MULHER – IFAP, SEPM – Secretaria Estadual das Mulheres, CRAM – Centro de referência de Apoio à Mulher Vítima de Violência, NEAB/UNIFAP - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, CATAVENTO, SALÃO MANOS E MINAS, CS CREDITOS, MERCADÃO DOS MEDICAMENTOS, KKARLINE – FIBRAS E APLICAÇÕES, O BOTICARIO, QUEM DISSE BERENICE, STORE E ALICE SALAZAR – A BELEZA ESTÁ EM SER FELIZ.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO DE LANÇAMENTO

Abertura: 18h Boas-vindas: transmissão do vídeo da rede anti-racista pelas mulheres negras de periferia do Amapá Apresentação: Rejane Soares – Criadora do Projeto Painel: É possível para uma mulher negra de periferia dar certo? ● Preta Cleia Monteiro – Moda afrorreligiosa ● Karine Karline – Studio KKARLINE: Aplicação e Fibras ● Karina Estrela – Modelo ● Hanna Paulino - Cantora Case de Sucesso: lançamento da coleção de acessórios e turbantes da Zwanga Moderação: Leslie Jovana Encerramento Contato para entrevistas: Rejane Soares (96) 9137-8028

O viajante