Historiador amapaense Jonathan Viana conquista o título de Doutor em História com pesquisa sobre o herói Cabralzinho
A conquista de Jonathan representa um marco para o município de Amapá e para a historiografia local. O estudo contribui para o fortalecimento da valorização das figuras históricas regionais
O município de Amapá tem mais um motivo para se orgulhar. O pesquisador Jonathan Viana da Silva defendeu, na manhã da última sexta-feira (31), sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tornando-se oficialmente Doutor em História.
Com o título “‘Herói, terra de herói’: Ressignificações presentes e usos do passado sobre a figura de Cabralzinho no município de Amapá/AP (1949–2025)”, a pesquisa de Jhonatan mergulha na memória coletiva e nas representações históricas do personagem Cabralzinho, símbolo da resistência amapaense durante a Questão do Amapá, no final do século XIX.
A banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Lorena Almeida Gill, Dra. Ana Cristina Rocha Silva, Dra. Carmentilla das Chagas Martins e pelo professor Dr. Darlan de Mamann Marchi, sob a orientação da Profa. Dra. Ana María Sosa González.
Durante a defesa, Jhonatan destacou a importância de compreender como o passado é reinterpretado ao longo do tempo e como figuras históricas, como Cabralzinho, continuam sendo fundamentais para o sentimento de identidade e pertencimento do povo amapaense.
O trabalho é considerado uma contribuição de grande relevância para a historiografia do Amapá, ao revisitar as narrativas locais e acadêmicas sobre o herói que simboliza coragem, resistência e amor à terra amapaense.
Friso de João Ataíde – Portal O Viajante:
“Acompanhei de perto essa pesquisa e pude ver a dedicação de Jonathan em muitas idas e vindas ao município de Amapá. Ele mergulhou nas fontes, ouviu o povo e viveu a história. Pude comprovar que o ato heróico de Cabralzinho hoje é o maior legado histórico que a história, por muito tempo, denegou. Sua tese é uma reparação simbólica e um marco para nossa memória coletiva.”
A comunidade do município de Amapá celebra com orgulho essa conquista. O agora Dr. Jhonatan Viana representa uma geração de pesquisadores comprometidos com a valorização da história e da cultura do nosso estado.
O agora Dr. Jonathan Viana representa uma geração de pesquisadores comprometidos com a valorização da história e da cultura do nosso estado.
Parabéns, Doutor Jonathan Viana, por elevar o nome do Amapá ao mais alto grau acadêmico e reafirmar, com excelência, que nossa história é viva, plural e digna de ser contada!
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Programa de Pós-Graduação em História
Defesa realizada em 31 de outubro de 2025
Qual é a sua reação?