Exclusiva - A aeronave americana encontrada em Oiapoque é avaliada por estudiosos americanos
Jim Pratt é um americano seguidor do portal o viajante, tem 61 anos, oficial aposentado do Exército e aficionado por aeronaves da Segunda Guerra Mundial.
Muitos mistérios, entorno da história do período da 2ª guerra mundial, em especial com eventos ligados a Baseaeronaval de Amapá. Com exclusividade, por tradutor, entrevistei um veterano de Guerra que se interessou pela aeronave achada em Oiapoque e o fato tem sido notícia nos Estados Unidos através da matéria do Portal o Viajante.
Jim Pratt é um americano seguidor do portal o viajante, tem 61 anos, oficial aposentado do Exército e aficionado por aeronaves da Segunda Guerra Mundial. Mas diz saber muito pouco ou nada sobre esse segmento da guerra. Só agora está aprendendo mais sobre o sistema de movimentação de aeronaves desenvolvido na época. Um Inspetor Federal de Segurança da Aviação dos EUA aposentado, e essas fotos me ajudaram a intender o acidente.
Na madrugada desta terça –feira (8) entrevistei Pratt que se mostrou supresso acerca da descoberta de índios e exército brasileiro. Em detalhe matérias de jornais que noticiaram na época.
Pratt - Acredito que esses destroços tenham sido encontrados uma vez antes, antes do ano 2000, pois encontrei na ‘internet’ fotos de um grupo.
Perguntei - Qual a repercussão desse achado aí nos Estados Unidos?
Pratt - Apenas alguns grupos do Facebook viram suas fotos até agora. Apenas uma pequena parte da comunidade da aviação viu as fotos. Estamos discutindo a história de como esse avião acabou no Brasil.
Poucos jovens sabem como mudamos aeronaves para o Brasil e depois cruzamos o oceano para lutar na África e na Europa. Essa descoberta traz novas discussões para a história de nossos militares.
Para mim, pessoalmente, as imagens mostram informações mecanicamente interessantes. Agora sou investigador de aeronaves civis, aposentado. Na ponta da pá da hélice dobrada me diz que o motor estava produzindo energia no momento do acidente. O outro motor, no entanto, parece estar faltando uma lâmina.
Debatemos a identidade de sua aeronave. Acreditamos ser 44-68105. Você pode confirmar?
Por tanto vamos procurar essa resposta.
João Ataíde o Viajante
#RCA/Oviajante
Qual é a sua reação?