Estão saqueando as ruínas da base aeronaval de Amapá

Como uma caça ao tesouro, vale de tudo, uma garrafa

Oct 4, 2021 - 20:21
Oct 5, 2021 - 19:20
 0  1343
Estão saqueando as ruínas da base aeronaval de Amapá
fotos João Ataide

A base aeronaval de Amapá foi fechada oficialmente pelo exército nos anos 80, conforme os comentários locais os acessos da base foram fechados e muitas coisas foi enterrada, aeronaves, utensílios, e materiais bélicos.

Com o tempo muitos objetos apareceram e muitas pessoas pegaram como uma lembrança da passagem dos americanos, objetos que para a construção da memória coletiva de Amapá é muito importante.

Depois da desativação a base virou um museu ao ar livre que por hora passou a ser conhecido como ruínas da base aérea. Dos tempos áureos da base e conservação do museu "a céu aberto" turistas mal-intencionados estão promovendo um verdadeiro saque no que resta da história do lugar. Como uma caça ao tesouro, vale de tudo, uma garrafa, uma bala ponto 50 entre outros objetos que para colecionadores podem valer muito.

Na manhã desta segunda-feira (4), um morador, que vou preservar o nome, nos acionou para comunicar o fato e pediu que fizéssemos uma matéria para denunciar o fato. Ele conta que um amigo tirou uma foto e nessa foto apareceu uma luz vinda de baixo, ele foi ver que se tratava e no local encontrou uma garrafa da Coca-Cola Garrafa de coca de 1938 de Trinidad MARCA COMERCIAL PAT. D 105529 Na base: TRINIDAD Feito por Owens Illinois Dug na Nova Caledônia em um campo de aviação da 2ª Guerra Mundial, uma garrafa de 83 anos (a coca cola foi criada em 29 de janeiro de 1892, Atlanta Geórgia, EUA), depois desse fato acontece a caça a procura de outras nesse espaço. O fato foi relatado ao comando da polícia militar que esteve no local e segue apurando o caso.

O Viajante

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.