Em sessão no primeiro dia do ano, 01\01\2025 realizada logo após a solenidade de posse, a Câmara Municipal do município de Amapá elegeu, a nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Seguindo rigorosamente o Regimento Interno, o processo foi conduzido com transparência e legalidade. A presidência foi assumida pela vereadora Roberta da Matta, com Joyanne Cabraia como vice-presidente e Rosely Piris como secretária. A eleição ocorreu em escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos vereadores, atendendo ao quórum exigido pelo artigo 20, inciso I, do Regimento Interno.
O princípio da proporcionalidade, previsto no artigo 21, também foi respeitado na formação da chapa, que foi automaticamente empossada após o resultado. Durante o evento, Roberta da Matta destacou seu compromisso com a democracia e com o fortalecimento da relação entre a Câmara e a sociedade:
"Reafirmo meu compromisso com a democracia e com o respeito às normas que regem o exercício do mandato parlamentar. Vamos trabalhar com responsabilidade e dedicação em prol da população de Amapá."
A eleição e posse da Mesa Diretora também reforçaram o compromisso com a transparência, com a devida publicidade dos atos realizados. A ata da eleição e o termo de posse já estão disponíveis para consulta no portal oficial da Câmara. A nova gestão tem como meta fortalecer o diálogo com a população e garantir uma administração eficiente e participativa. Os bastidores da solenidade estão disponíveis no Instagram oficial da Câmara.
Dra. Roberta da Matta, vereadora pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), tem 30 anos e é dentista. Filha da professora e ex-vereadora Iva da Matta e do professor da rede pública estadual Roberto da Matta, Roberta carrega uma forte tradição de serviço público em sua família. Eleita para seu primeiro mandato como vereadora, Roberta destacou-se nas últimas eleições como 6ª candidata mais votada, conquistando 246 votos. Desde então, tem se destacado e promete trabalhar pelo equilíbrio das principais discussões no legislativo municipal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município de Amapá.