BRIF-AP-PIQUIÁ atuam há 2 meses e em Amapá

Notamos o resultado de noites dormidas sem fumaça

BRIF-AP-PIQUIÁ atuam há 2 meses e em Amapá
fotos João Ataíde/prevfogo

Os brigadistas do prevfogo  (Brif-AP-PIQUIÁ) da região do Piquiá atuam em  rondas diárias numa aérea extensa região: breu, calafate, Bicudinho,   Cruzeiro,  tendo hora de saída sem hora de chegada, combatendo e prevenindo aos incêndios florestais e em algum momento fazendo um trabalho educativo.

Com sede na vila do PIQUIÁ distante cerca de 30 quilometro da sede de Amapá um esquadrão de 15 brigadistas distribuídos em turnos de dois (2) chefes de esquadrão, um (1) chefe de brigadista e (6) brigadistas por turnos semanais. Na troca de plantão, todas as segundas-feiras. Mesmo sendo um grupo paramilitar, o esquadrão segue uma hierarquia e disciplina de ordem unida e cerimonia de bandeira e inspeção de troca de plantão a cada 7 dias. Como regra cada grupo entrega a sede como recebeu, limpa. Na entrada da sede existe afixado uma escala com deveres e fazeres de cada brigadista e entrega de relatórios em cada chegada de campo.

O grupo de brigadistas passaram por um processo seletivo exaustivo incluindo de uma semana de pré-seleção (provas físicas e de aptidão) e treinamento, estão atuando há dois meses e mesmo sem serem reconhecidos por uma minoria, desenvolvem um trabalho que já pode-se sentir no início desse verão. Em anos anteriores as noites dos moradores dessa região tinha o convívio do cheiro de fumaça e hospitais cheios com problemas respiratórios ocasionado pelas queimadas na região.

O trabalho do Prevfogo é realizado em estreita cooperação com as Superintendências Estaduais do Ibama. O Prevfogo conta com Superintendências e Gerências Estaduais que atuam não apenas como colaboradores, mas principalmente como elo entre o Prevfogo e entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas.

Essa matéria contou com a colaboração do grupo de serviço sob a chefia da chefe de brigada Fernanda Sales e chefe de esquadrão F.Guilheme assim como parabenizar a todos os brigadistas pelo excelente trabalho que estão realizando na proteção do nosso bioma de Amapá que compõe parte do bioma amazônico

O Viajante.