A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM), realiza dia mundial da África no Amapá               

A Semana da África, assim como o Encontro dos Tambores, será uma das datas mais comemorativas e significativas do povo negro

May 19, 2022 - 11:44
 0  726
A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM), realiza dia mundial da África no Amapá               

                                                                                    

O Dia da África é celebrado como feriado público em países africanos como Gana, Mali, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Também acontecem celebrações em diversas outras nações do continente e da diáspora. O dia também tem um profundo significado para a memória coletiva dos povos do continente e demonstração de objetivo coletivo, de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

O vinte e cinco (25) de maio, o Dia da África foi instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas – ONU em alusão à fundação da organização de Unidades Africanas (OUA ), na Etiópia, no ano de 1963.

“A Semana da África, assim como o Encontro dos Tambores, será uma das datas mais comemorativas e significativas do povo negro e marcará no âmbito dos marcos de resistência e afirmação no Estado do Amapá. Será uma forma de refletir sobre o processo de formação indenitária do nosso povo, enaltecer os valores, influências africanas na nossa cultura e modos de vida.  Também de debater as relações entre África, Brasil e Amapá, desde a condição de escravização de pessoas até os desafios de enfrentamento do racismo estrutural, a partir da inspiração na sociedade civil e movimento negro, que historicamente pautaram as discussões. ” (Deputada Cristina Almeida)

 

A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM), instituição que visa incentivar e preservar o interesse pela cultura AFRO AMAPAENSE, preservando a ANCESTRALIDADE e os pioneiros dessa tradição, tomou a iniciativa de propor o Projeto de Lei criando a Semana da áfrica no Amapá. A Deputada Cristina Almeida, de imediato abraçou a causa e mobilizou toda a sua equipe no sentido de auxiliar a AABM na execução do projeto.

 

De uma forma célere o Projeto foi elaborado e quando da Primeira Semana da áfrica no Amapá, o Projeto já será aprovado pelo Plenário da Assembléia e sancionado pelo governador.  Uma vitória do movimento negro do Amapá.

 

Uma vasta programação foi elaborada e teremos um evento grande e histórico. Um marco para a cultura, educação e resistência de um povo secularmente oprimido, porém nunca subjugado.

 

Associado às festividades de devoção a santos católicos, o Marabaixo, manifestação que congrega dança, música e canto, é, na atualidade, relacionado à identidade social do estado do Amapá. Com forte ocorrência na capital, notadamente nos bairros de Laguinho e Favela, e na comunidade de Curiaú, localizada a 8 km de Macapá, o Marabaixo também pode ser encontrado no interior do estado. 

 

A Semana da África, criada pelo Projeto de Lei 0072/22 e sancionado pelo governador no dia 07 de abril de 2022 poderá ter um forte apelo cultural, educativo e principalmente econômico e turístico. Cabe agora ao movimento negro e aos órgãos públicos do estado e do município transformar a semana num espaço rico e com todo o potencial de ser um pólo turístico para trazer a áfrica e o Brasil para o Amapá.

Programação:

Evento: Dia da África

Sessão Solene, com a presença do Embaixador da Costa do Marfim e Comunidades representativas dos movimentos sociais e o do povo em geral.

Dia: 25/05/22

Local: Assembléia Legislativa do Estado

Horário: 9h

Roda de Conversa: Educação etno racial: entre as leis criadas e a falta da aplicabilidade

Local: Quilombo do Curiaú

Horário: 14h

Apresentações culturais: Batuque, Marabaixo e Grupo folclórico de São Jorge (Guiana Francesa)

 

Visita aos Barracões dos grupos Marabaixo Raimundo Ladislau (laguinho)- Barracão Tia Biló e Associação Folclórica Marabaixo do  Pavão ( Jesus de Nazaré) – Barracão do Mestre Pavão.

Local: Barracão da Associação

Horário: 19h

Dia 26/05/22

Visita na Vila do Mazagão Velho

Contato: 96 99175-9142

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

João Ataide João Ataide, reporte e administrador do Portal O Viajante.