Mateus Barbosa Ferreira natural de Amapá, terra de Cabral lugar que foi a primeira capital do hoje estado do Amapá, um lugar distante que não foi obstáculo para o filho de Maria José Barbosa dos Santos Ferreira e Pedro Ferreira. Filho de agricultores que desde cedo alternava as férias entre diversão, estudo e trabalho nas férias no roçado e plantio na comunidade do Bicudinho. Sua mãe ainda viu o feito do filho que de uma hora para outra virou notícia Nacional pela nota no ENEM de 980, em seu pai tem sua maior referência, pois infelizmente perdeu para o câncer de próstata em 2019.
“Povo herói, altaneiro, amazônico
Desta terra de farturas mil,
De idioma caboclo, lacônico
De uma parte do imenso Brasil” hino do município.
Para quem acompanha os noticiários, pode parecer pouco, no entanto, Matheus é parte do hino do Município, estudou muito, lendo textos e exercitando a escrita de redação, tudo em vídeos aulas do you tube, pois sabia que só tirando uma grande nota o levaria a frequentar as grandes Universidades. Realizou todo o seu ensino na rede pública com o infantil na Escola Municipal Francisco Alves, o ensino médio na Escola Estadual Vidal de Negreiros no município de Amapá, sua condição de lavrador elevou o sonho em um dia ser doutor veterinário, sua nota não foi suficiente, mas alcançou as estrelas e provou para querer basta acreditar.
Matheus é hoje um exemplo e referência para a juventude de Amapá, que se enche de orgulho de ver esse filho altaneiro figurando entre os grandes estudantes do Brasil, acadêmico de ensino superior Letras na faculdade FAEl Engenharia Agronômica na UEAP.
"O recado que dou aos jovens do município de Amapá é que eles possam ter uma visão mais ampla e que eles possam confiar e acreditar que tudo é possível, que independente das circunstâncias e dificuldades é possível acreditar e pôr em prática e fazer algo por você mesmo", Mateus Barbosa Ferreira o aluno nota 980 do ENEM no ano de 2021.