Conexões PeriFeira

Mais de 30 expositoras das periferias de SP se reúnem em uma feira cultural

Conexões PeriFeira
Foto 01 - Edição da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã realizada em março de 2022. Crédito da foto: Vinícius Pereira / Instagram @seupereira

Evento gratuito conta também com oficinas para crianças e adultos e show de forró São Paulo, 08 de agosto de 2022 - No dia 21/08, mulheres de diferentes territórios periféricos da capital paulista vão expor seus produtos e artes em uma feira no Viveiro 2 do Butantã. O evento, que acontece das 10h às 17h, apresentará a diversidade das produções e serviços oferecidos por empreendedoras periféricas, como terapias holísticas, cosméticos e temperos naturais; roupas em tecidos africanos; bordados à mão; colares em macramê; bonecas de pano; peças em tear e cerâmica, além de comidas e alimentos frescos vindos direto da agricultura familiar.


A PeriFeira conta ainda com uma programação especial, oferecendo variadas atividades para crianças e adultos, que vão desde práticas para o corpo até oficinas de artesanato e alimentação. Uma das atrações culturais é o show com o trio de forró Cabra é Fêmea, que acontece às 16h. Tanto a entrada como a participação nas atividades são gratuitas.

O evento também se destaca em sua forma de organização. Diferentemente de outros
espaços de comercialização, onde se paga uma taxa e as expositoras chegam no dia
marcado para venda, o planejamento e produção da PeriFeira vem sendo construídos
coletivamente pelas participantes juntamente com a Feira Agroecológica e Cultural de
Mulheres no Butantã. Tallita Leandro, designer em peças de macramê e participante do evento, compartilha como a auto-organização tem proporcionado espaços de apoio e fortalecimento: “As conversas nas nossas reuniões sempre trazem mulheres com experiências incríveis, maravilhosas. E o fato também de que todas essas manas são da periferia rola uma identificação maior. Apesar das realidades entre periferias serem muito distintas, eu consigo visualizar um pouco melhor na fala dessas manas o meu contexto e pensar em coisas para aplicar no meu empreendimento”.

Tallita ressalta também a importância de dar visibilidade aos trabalhos feitos na periferia: “É uma maneira da gente mostrar nosso trabalho fora do nosso local e de gerar renda também. A gente sabe que muitas vezes o nosso produto não consegue ser comercializado na periferia por conta de outras demandas que a galera da periferia tem mesmo. Então, é uma oportunidade de mostrar a nossa cara, a capacidade da periferia; e também, pra mim, é a questão da rede, de poder me conectar com outras manas pra pensar formas de manter um apoio e trocas entre a gente”.

Mais do que uma feira, um projeto
O Conexões PeriFeira é uma iniciativa da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, com apoio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. O projeto selecionou 30 mulheres
empreendedoras das periferias da capital paulista para vivenciarem um ciclo de encontros com mulheres do coletivo, e também com convidadas, que partilharam suas experiências conjuntas de comercialização e de feiras culturais.

Após todo o processo de diálogos e trocas de saberes, Merilin Soares, coautora do projeto e integrante da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, avalia a chegada do evento final como um momento de celebração e deseja que novas redes se despertem: “A nossa expectativa é a de que a PeriFeira seja uma experiência positiva para essas mulheres e possa inspirar naquelas que nunca tinham participado de feiras solidárias, o desejo e a coragem de se organizarem e multiplicarem iniciativas como essa em seus territórios”.


A Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã é um coletivo de produtoras que desde 2017 promove um evento mensal de comercialização solidária e promoção cultural.
Com mais de 50 empreendimentos cadastrados, a rede é composta por agricultoras
familiares, artesãs, costureiras, cozinheiras e arte-educadoras. Cada uma das mulheres participa ativamente das etapas de planejamento, produção e execução do evento, valorizando sempre a diversidade que caracteriza o coletivo, e praticando os princípios que o fundam: economia solidária feminista, autogestão e agroecologia.
Programação do Conexões PeriFeira:
● 10h30 | Yoga e Meditação
com Asha Donini
● 11h30 | Oficina de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e
Aproveitamento integral de Alimentos
com Panc no gueto
● 13h | Oficina infantil de bambolê
com Carla Pena
● 14h30 | Oficina de macramê
com Artigiana macramê
● 16h | Show de forró
com o trio Cabra é Fêmea
Serviço:
O que: Conexões PeriFeira
Quando: 21/08 (domingo)
Horário: Das 10h às 17h
Onde: Viveiro 2 - Rua José Álvares Maciel s/n ( altura do no 847), Butantã - SP
Evento gratuito (tanto a entrada como a participação nas oficinas)
Link para pasta com imagens:
https://drive.google.com/drive/folders/1WdAqYqzdV0KhPmsRG6e267exKI1HTg7n?usp=
sharing
Contatos:
Merilin - coautora do projeto Conexões PeriFeira e integrante da Feira Agroecológica e
Cultural de Mulheres no Butantã
Tel.: (11) 95873-7453
Daniele Silveira - assessora de comunicação
Tel.: (11) 98467-2191