1° conferência municipal de Saúde Mental em Amapá
Por João Ataíde o Viajante
1° conferência municipal de Saúde Mental
A prefeitura de Amapá através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza nesta quinta-feira (28) a 1ª conferência municipal da saúde mental. Na manhã desta quinta-feira (28) aconteceu abertura da 1ª conferência municipal de Saúde Mental.
Compuseram a mesa dos trabalhos: o vice-prefeito Ozeas Maciel, Avanira Oliveira (representante da Câmara municipal de Amapá), Valmir presidente do Conselho Municipal, Ardevan Mira (secretário de saúde), Diná Araújo (Núcleo de Apoio à Família NASF), Ozeas Maciel (Vice-prefeito), Ozena Sales Sfair –(Presidente do Conselho Estadual de Saúde), Maria Paola Bastos (representante MPE),Roberto Bauer (Gerente Regional do Ministério de Saúde), Deomira Da Matta (Articuladora do Selo UNICEF).
Conforme a programação aconteceu Palestras conforme Eixos Temáticos: A palestra magna com o TEMA: “ A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial no SUS” Palestrante – Amerson Maramalde.
Eixo I- Cuidado em Liberdade como garantia de Direito a Cidadania. Facilitador: Gerente Regional do Ministério da Saúde Roberto Bauer .
Eixo II- Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental. Facilitador: chefe da Sessão de Apoio Institucional no Ministério da Saúde Kelson Alves Almeida.
Eixo III: Política de Saúde Mental e os princípios do Sus. Facilitadora: Enfª. Gerente da Atenção Primária Jesus Caldas.
Eixo IV: Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o cuidado Psicossocial Durante e Pós-Pandemia. Facilitador: Enfª. Esp. Em Saúde Mental Bárbara Kelly Ferreira dos Santos.
Debate
Divisão dos Grupos de Trabalhos; Apresentação e Avaliação das propostas em Plenária; Plenária dos Seguimentos- eleição dos delegados para a III Conferência Estadual de Saúde Mental do Amapá.
A 1ª conferencia da saúde Mental de Amapá, pretende propor diretriz local para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.
O viajante
Qual é a sua reação?