Deputada Dayse Marques Recebe Representantes do Projeto "Cantando Marabaixo" em Reunião na Assembleia Legislativa

Festival "Cantando Marabaixo" nas Escolas da Região dos Lagos em 2025

Deputada Dayse Marques Recebe Representantes do Projeto "Cantando Marabaixo" em Reunião na Assembleia Legislativa
ASCOM/GAB

Na tarde desta quarta-feira, 26, a deputada Dayse Marques recebeu na Assembleia Legislativa de Macapá importantes representantes do projeto "Cantando Marabaixo nas Escolas" e outros líderes do movimento cultural e de igualdade racial. Entre os presentes estavam Carlos Piru, coordenador do projeto, Marcelo Coimbra do Movimento Nação Marabaixeira, o professor Dinho Paciência, coordenador do Festival Cantando Marabaixo, Ivanete Miranda da coordenação do Cantando Marabaixo, e João Ataíde, coordenador municipal de promoção de igualdade racial do Amapá.

Festival "Cantando Marabaixo" nas Escolas da Região dos Lagos em 2025

A reunião teve como principal pauta o planejamento do Festival Cantando Marabaixo nas Escolas da Região dos Lagos, que acontecerá em 2025. Com o apoio declarado da deputada Dayse Marques e da prefeitura de Amapá, o evento promete ser o maior de todos os tempos, conforme destacou João Ataíde, coordenador municipal de promoção de igualdade racial.

Implementação da Lei 10.639/03

O projeto "Cantando Marabaixo" tem sido amplamente reconhecido e premiado nacionalmente por sua contribuição na implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Utilizando a rica cultura do Marabaixo, uma tradição cultural afrodescendente do Amapá, como ferramenta pedagógica, o projeto promove uma interação enriquecedora entre alunos e professores.

Apoio e Compromisso da Deputada Dayse Marques

Durante a reunião, a deputada Dayse Marques expressou seu entusiasmo e comprometimento com o projeto. "Me integro a esse projeto não apenas como deputada, mas como professora que sou. Conheço bem a dinâmica de uma sala de aula e, como membro da Comissão de Educação, reconheço a importância de abraçar projetos que implementam políticas públicas afirmativas," destacou a deputada.

Expectativas para o Futuro

Com o apadrinhamento da deputada Dayse Marques, espera-se que o Festival Cantando Marabaixo ganhe ainda mais visibilidade e impacto, beneficiando a educação e a cultura local. A união de esforços entre o poder legislativo, a prefeitura e os líderes culturais é vista como um passo significativo para a valorização e a promoção da identidade cultural afro-brasileira no estado do Amapá.

Por João Ataíde o Viajante