Conheça o Movimento Indígena de Retomada Ancestral Murukutu Tupinambá

Puranga resika se anamaita! Sejam bem vinnd@s parentes!

Conheça o Movimento Indígena de Retomada Ancestral Murukutu Tupinambá
Rede Social

Há 524 anos, nós povos indígenas, resistimos ao genocídio, etnocídio, opressão e repressão, uma guerra de extermínio físico, das identidades, tradições culturais, ancestralidades, invisibilidade da língua Nheengatu, apagamento da unidade e vivência coletiva do bem viver. 

Nas aldeias, territórios ou cidades: a violência  política, subjugação econômica e desigualdade social são causas da exclusão histórica e estrutural do modelo colonial ao sistema capitalista.
 
A Remomada Ancestral Indigena em Contexto Urbano é uma forma de
 organização coletiva e luta de resistência cultural, enraizada em nossos saberes tradicionais e modo de vida ancestrais. 

Tupinambá Mirasawa Murukutu Rendáwa, ou simplesmente, Murukutu Tupinambá, é uma articulação indígena em contextos urbanos Amazônicos (Manaus, Belém, Caeeté, São Luiz..), associada à um esforço maior de resistência indígena por todo território Abya Yala.

Temos a memória do Murukutu como referência histórica e ancestral do  território originário do Levante Tupinambá em Maery (1617-1621) e acampamento militar na Revolução Cabana (1835), ocupado pelo Estado Novo de Vargas em 1940, concedido em boa parte ao Estado para criação da CEASA, em 1975 e atutal Área de Proteção Ambiental Metropolitana, por decreto de 1993. 

 A nossa luta de retomada é a afirmação de identidade, com unidade de ação e em comunidade pela partilha dos princípios, laços históricos, culturais e de organização sócio-política. Ou seja, ancestralidade e contemporaneidade existindo no tempo presente para reafirmar a luta indígena viva no espaço urbano na Amazônia. Somos Tupinambá, povo declarado extinto, anunciando retomada ancestral e evocando o prenúncio do despertar da consciência individual à nossa condição de pertencimento étnico e classe social.

Somos luta contemporânea, alicerçada em séculos de memória e identidade cultural. É grito de resistência ecoando para romper o silenciamento secular dos povos. 

SOMOS LEVANTE TUPINAMBÁ 

Não seremos extintos! Viver é lutar! Kwá Yãné Rẽdawa! 

SEJA  RESISTÊNCIA INDÍGENA EM CONTEXTO URBANO

https://www.instagram.com/p/C7b3y3Uu15L/?igsh=am5pYzQ5NTFqYWI1